Abras aponta leve queda nos preços de produtos em novembro

Consumidor faz cada vez mais substituições de marcas

Publicado em 13/01/2022 - 14:52 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os preços dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados tiveram uma leve queda em novembro de 0,32%. Os itens com maior redução de preço em novembro foram o queijo muçarela, o leite longa vida e a carne bovina. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados, a Abras.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, relatou que na pesquisa, realizada em novembro, foi observado que cada vez mais o consumidor está fazendo substituições de marcas para baratear as compras do mês.

A projeção de consumo dos supermercados para este ano é positiva. Apesar de alguns fatores, como a alta da inflação em 2021 e o alto nível de endividamento e inadimplência das famílias, a Abras considera que o reajuste do salário mínimo, o aumento no valor pago pelo Auxílio Brasil e o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões devem movimentar a economia.

Além disso, a associação não acredita que a nova variante ômicron vá afetar o consumo de itens básicos. Sendo assim, eles projetam um aumento no consumo nos supermercados de 2,8% em 2022. 

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo