Após dois meses de queda, setor de serviços registra alta em novembro

Crescimento foi de 2,4%, segundo o IBGE

Publicado em 13/01/2022 - 11:31 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após dois meses de taxas negativas, o setor de serviços cresceu 2,4% na passagem de outubro para novembro e recuperou a perda acumulada de 2,2%. Com o resultado de novembro, da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE, o setor ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas está 7,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Na avaliação do gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, a recuperação do mês de novembro coloca o setor no maior nível dos últimos seis anos, igualando-se a dezembro de 2015.

Ele lembrou que das últimas 18 informações divulgadas, na comparação mês a mês, 15 foram positivas e três foram negativas: em março, devido a segunda onda de covid, e em setembro e outubro, por conta de aumentos de preços em telecomunicações e passagens aéreas.

Quatro das cinco atividades investigadas avançaram no mês de novembro, com destaque para serviços de informação e comunicação, com alta de 5,4%. O resultado coloca a atividade num patamar 13,7% acima de fevereiro de 2020.

O índice de atividades turísticas também se destacou em novembro, ao crescer 4,2% frente a outubro. Foi a sétima taxa positiva consecutiva, acumulando ganho de 57,5%. Porém, segundo o IBGE, apesar dessa alta, o segmento de turismo ainda se encontra 16,2% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado.

Na comparação com novembro de 2020, o volume de serviços avançou 10,0%, registrando a nona taxa positiva seguida, e crescimento em quatro das cinco atividades, com destaque para transportes e serviços de informação e comunicação.

No acumulado de janeiro a novembro de 2021, a taxa ficou em 10,9%. Em 12 meses, a expansão foi de 9,5%, a taxa mais intensa da série iniciada em dezembro de 2012.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo