Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

Publicado em 26/01/2022 - 19:45 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O setor de turismo, que vinha se recuperando aos poucos, deve encerrar este mês com o pé no freio. A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron impactou o país exatamente na alta temporada de verão, quando ocorrem as férias escolares.

A produtora rural Marcela Reis conta que a família deixou de viajar em janeiro e ficará em casa em fevereiro, por precaução.

Fabio Bentes é economista da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Para ele, agora em janeiro o setor de turismo vai interromper a trajetória de crescimento verificada de abril a dezembro do ano passado.

O economista Fabio Bentes destaca os dois principais fatores que influenciam a desaceleração do setor de turismo no começo deste ano.

O economista acrescenta que, em períodos de normalidade, o índice de cancelamento de voos é de aproximadamente 3%. E que destinos turísticos muito procurados, como as cidades de Salvador e Recife, tiveram mais de 10% de redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

O virologista Bergmann Ribeiro diz que a melhor opção é adiar as viagens de lazer.

As projeções da CNC apontam para um aumento de 22,5% do turismo no país ao longo do ano passado. Para este ano, a perspectiva ainda é positiva, mas muito menor: 1,7%.

Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo