Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em janeiro, aponta FGV

Publicado em 25/01/2022 - 11:01 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os consumidores brasileiros começaram este ano de 2022 com o pé no freio em relação às expectativas na economia do país. O Índice de Confiança do Consumidor, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas caiu 1,4 ponto em janeiro, ficando com 74,1 pontos, após ter se mantido relativamente estável no mês anterior, com taxa de 0,6%.

De acordo com a FGV, a queda do indicador em janeiro foi influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses enquanto a avaliação sobre a situação atual se acomodou após dois meses consecutivo de queda.

O sub-índice que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar cedeu 0,9 ponto, para 84,6 pontos, mostrando que o ímpeto de compras para os próximos meses continuou caindo pelo quinto mês consecutivo e chegou em 60,3 pontos, menor valor desde maio de 2021.

Já as avaliações dos consumidores sobre a situação atual se mantiveram estáveis, puxadas pela melhora da satisfação sobre as finanças pessoais e das percepções sobre a situação econômica  atual. No entanto, segundo a fundação, estes dois sub-índices se mantém em patamar muito baixo em termos históricos.

A coordenadora das Sondagens, da FGV, Viviane Seda Bittencourt, acredita que a piora das expectativas em relação à situação econômica geral e a estabilidade das finanças familiares sugerem que a situação corrente em janeiro pode ser temporária, havendo ainda muita incerteza quanto à evolução do endividamento das famílias de baixa renda.

Para ela, a mudança desse cenário continuará dependendo da recuperação do mercado de trabalho, do controle da inflação, e da redução da incerteza.

A análise por faixa de renda revela melhora da confiança para os consumidores de menor poder aquisitivo, com renda mensal de até R$ 4.800, e piora para as famílias com renda acima deste valor.

Com relação às famílias de mais baixa renda mensal, até R$ 2.100,00, o indicador mostra uma recuperação de 50% em janeiro, depois de cinco meses seguidos de queda.

Últimas notícias
Geral

Rodoviárias do país fazem mobilização para o Maio Amarelo nesta sexta

A Rodoviária do Rio e outros 10 terminais rodoviários no país fazem nesta sexta-feira o Dia D de conscientização para um trânsito mais seguro.

Baixar arquivo
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo