Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

Publicado em 20/01/2022 - 17:56 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro. A medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia.

Estão incluídos no programa os consumidores do ramo residencial, industrial, comércio, serviços, rural e serviço público. O benefício também vale para as residências que participaram do tarifa social de energia elétrica.

O benefício será concedido de forma automática, ou seja, quem atingiu o mínimo de 10% em redução de energia de setembro a dezembro de 2021, já vai receber o desconto na conta referente a este mês.

A meta de redução para cada local varia de acordo com as distribuidoras de energia. Cabe a elas informar aos clientes como atingir o consumo esperado.

Na prática, o consumidor receberá um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora do total da energia economizada. O bônus é limitado a 20% da redução de energia.

Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia em casa como não mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado, diminuir o tempo de banhos quentes e reduzir a frequência do uso do ferro de passar roupas ao longo da semana.

Para mais informações sobre o benefício, é só acessar a página da Agência Nacional de Energia Elétrica: aneel.gov.br.

Outras dicas para baixar o preço da conta de luz estão na cartilha do Ministério de Minas e Energia disponível no site gov.br/mme.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo