Custo de vida em São Paulo aumenta em 10%, diz pesquisa

Publicado em 25/01/2022 - 13:56 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O custo de vida da população da região metropolitana de São Paulo aumentou de forma considerável em 2021, com uma variação positiva de 10,02%, maior valor desde 2015, quando o acumulado naquele ano foi de 11,56%. A pesquisa do Índice Custo de Vida por Classe Social (CVCS) é realizada todo mês pela Fecomercio-SP e é obtido através da análise de 247 itens de despesa nas 5 faixas de renda.

A alta no preço do barril do petróleo no mercado internacional contribuiu para o aumento nos gastos das famílias com transportes, um aumento de mais de 20%, mas além disso, a economista e professora do Insper Juliana Inhasz nos explicou que o aumento no preço do petróleo causou elevação dos custos tanto de forma direta como de forma indireta.

A pesquisa da Fecomercio também revelou que o custo de vida das classes sociais D e E, de 11,56%, foi maior que o das classes A e B, de 9,09%. A economista Juliana Inhasz explicou que que os produtos mais afetados pela inflação são elementos chaves para os grupos mais pobres, como alimentação e transporte.

A perspectiva para 2022 da Fecomercio é que o índice do custo de vida continue elevado, porém num ritmo mais baixo se comparado a 2021, uma vez que o impacto dos preços já foi absorvido ao longo dos 2 anos de pandemia.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo