Governo lança MP para o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Publicado em 28/01/2022 - 15:16 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para capacitar jovens que estão fora do mercado de trabalho, o governo federal lançou, nessa sexta-feira, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, por meio de uma Medida Provisória. Durante o evento de lançamento, no Palácio do Planalto, o Presidente Jair Bolsonaro destacou que o programa é uma forma de amenizar as consequências da pandemia de covid-19. Segundo ele, o governo buscou combater os impactos com a criação do auxílio emergencial e o fornecimento de vacinas.

Também presente na assinatura da MP, que cria o programa, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, explicou que para facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho eles vão recebr meio salário mínimo e outros benefícios e cursos do Sistema S.

Em parceria com os municípios, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário vai priorizar jovens de 18 a 29 anos, e os trabalhadores com mais de 50 que estão fora do mercado de trabalho há mais de DOIS anos. Na prática, o programa vai oferecer cursos de qualificação, em atividades de interesse público nos municípios participantes. A ação deve durar até dezembro deste ano.

Com os cursos de capacitação, a ideia é aumentar a chance de os jovens desempregados conseguirem um emprego e conceder, a eles, uma bolsa qualificação.

De acordo com o governo federal, as cidades que desejam participar devem se responsabilizar pela organização local das atividades de interesse do município e pelo pagamento da bolsa qualificação, seguindo as regras da Medida Provisória que cria o programa.

Os cursos serão ofertados pelo Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem e pelo Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. E devem ter relação com as atividades econômicas mais importantes do município e da região. Por se tratar de uma Medida Provisória, o programa precisa ser analisado pelo Congresso Nacional, em até 120 dias.

As boas experiências que surgirem com a execução do programa serão reconhecidas pelo Prêmio Portas Abertas, como forma de divulgar as ações de determinado município e inspirar outros.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro, temperatura entre 7 e 21º C.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil para esta sexta-feira (20)

Vitória, no Espírito Santo, tem previsão de céu claro, termômetros marcam temperatura entre 16 e 25º C.

Baixar arquivo