Governo lança MP para o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Publicado em 28/01/2022 - 15:16 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para capacitar jovens que estão fora do mercado de trabalho, o governo federal lançou, nessa sexta-feira, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, por meio de uma Medida Provisória. Durante o evento de lançamento, no Palácio do Planalto, o Presidente Jair Bolsonaro destacou que o programa é uma forma de amenizar as consequências da pandemia de covid-19. Segundo ele, o governo buscou combater os impactos com a criação do auxílio emergencial e o fornecimento de vacinas.

Também presente na assinatura da MP, que cria o programa, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, explicou que para facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho eles vão recebr meio salário mínimo e outros benefícios e cursos do Sistema S.

Em parceria com os municípios, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário vai priorizar jovens de 18 a 29 anos, e os trabalhadores com mais de 50 que estão fora do mercado de trabalho há mais de DOIS anos. Na prática, o programa vai oferecer cursos de qualificação, em atividades de interesse público nos municípios participantes. A ação deve durar até dezembro deste ano.

Com os cursos de capacitação, a ideia é aumentar a chance de os jovens desempregados conseguirem um emprego e conceder, a eles, uma bolsa qualificação.

De acordo com o governo federal, as cidades que desejam participar devem se responsabilizar pela organização local das atividades de interesse do município e pelo pagamento da bolsa qualificação, seguindo as regras da Medida Provisória que cria o programa.

Os cursos serão ofertados pelo Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem e pelo Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. E devem ter relação com as atividades econômicas mais importantes do município e da região. Por se tratar de uma Medida Provisória, o programa precisa ser analisado pelo Congresso Nacional, em até 120 dias.

As boas experiências que surgirem com a execução do programa serão reconhecidas pelo Prêmio Portas Abertas, como forma de divulgar as ações de determinado município e inspirar outros.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo