Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

Publicado em 21/01/2022 - 16:04 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto do Brasil deve crescer em 2022 e ressaltou que a experiência brasileira ajudou no enfrentamento da inflação.

As declarações do ministro foram feitas durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais. Guedes e ministros de outros países debateram quais ações imediatas e de longo prazo serão necessárias para estabilizar a economia global e garantir uma recuperação sustentável.

Falando em inglês, o ministro começou contando que o Brasil, assim como outros países, enfrentou problemas de energia causados por mudanças climáticas nos últimos anos. E que o Brasil é o único país que se encontra hoje na mesma situação econômica que estava antes da crise causada pela pandemia de covid.

Sobre a inflação, Guedes afirmou que o problema não é temporário, mas acrescentou que o Brasil está reagindo mais rápido do que outros países, por já ter experiência na adoção de medidas para conter a alta dos preços. Ele também destacou a criação de quatro milhões de empregos formais no ano passado.

Em relação ao desempenho do PIB, o Produto Interno Bruto, o ministro da Economia disse que a expectativa para o ano passado era de crescimento de 6 ou 7% para 2021, mas ficou pouco abaixo de 5%. Isso porque, segundo Paulo Guedes, o gasto público para responder à crise sanitária subiu de 19% para 26,5% em 2020. Mas ele prevê que o país termine 2022 com um pequeno superávit.

Já sobre as vacinas contra a covid, Paulo Guedes ressaltou que, graças a acordos do Brasil com laboratórios do Reino Unido e dos Estados Unidos, se a pandemia se estender, o país poderá produzir imunizantes para futuras doses de reforço e até para exportação.

Edição: Bianca Paiva/ GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo