Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

Publicado em 21/01/2022 - 16:04 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto do Brasil deve crescer em 2022 e ressaltou que a experiência brasileira ajudou no enfrentamento da inflação.

As declarações do ministro foram feitas durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais. Guedes e ministros de outros países debateram quais ações imediatas e de longo prazo serão necessárias para estabilizar a economia global e garantir uma recuperação sustentável.

Falando em inglês, o ministro começou contando que o Brasil, assim como outros países, enfrentou problemas de energia causados por mudanças climáticas nos últimos anos. E que o Brasil é o único país que se encontra hoje na mesma situação econômica que estava antes da crise causada pela pandemia de covid.

Sobre a inflação, Guedes afirmou que o problema não é temporário, mas acrescentou que o Brasil está reagindo mais rápido do que outros países, por já ter experiência na adoção de medidas para conter a alta dos preços. Ele também destacou a criação de quatro milhões de empregos formais no ano passado.

Em relação ao desempenho do PIB, o Produto Interno Bruto, o ministro da Economia disse que a expectativa para o ano passado era de crescimento de 6 ou 7% para 2021, mas ficou pouco abaixo de 5%. Isso porque, segundo Paulo Guedes, o gasto público para responder à crise sanitária subiu de 19% para 26,5% em 2020. Mas ele prevê que o país termine 2022 com um pequeno superávit.

Já sobre as vacinas contra a covid, Paulo Guedes ressaltou que, graças a acordos do Brasil com laboratórios do Reino Unido e dos Estados Unidos, se a pandemia se estender, o país poderá produzir imunizantes para futuras doses de reforço e até para exportação.

Edição: Bianca Paiva/ GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo