Secretários de Fazenda aprovam congelamento do ICMS sobre combustíveis

Publicado em 27/01/2022 - 22:03 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os estados vão prorrogar por dois meses o congelamento do valor do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide sobre os combustíveis. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27), na reunião do Confaz, Comitê Nacional de Política Fazendária. 

O prazo para congelamento do preço começou no dia 29 de outubro do ano passado e terminaria na próxima segunda-feira (31). Agora foi adiado para 31 de março. 

O secretário de Fazenda de Pernambuco e coordenador da Reforma Tributária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda, Decio Padilha, destacou que todos os estados e o Distrito Federal concordaram com a prorrogação.

A Petrobras ainda não se manifestou sobre o congelamento do valor do ICMS sobre os combustíveis. 

No começo do ano, quando o litro de gasolina custava em média 6 reais e 63 centavos na bomba, a Petrobras informou que a parte dela correspondia a 34% do total e o ICMS, a 27% do preço. Já a simulação com o diesel tinha preço médio de revenda ao consumidor final de 5 reais e 41 centavos. Desse valor, 56% eram da Petrobras e 15% de ICMS.

O secretário Decio Padilha disse que os governos estaduais defendem a criação de um fundo para equilibrar os preços nas bombas.

O Fórum dos Governadores já havia divulgado uma nota recomendando manter o congelamento do imposto sobre os combustíveis. Os governadores entendem que essa é uma forma de tentar controlar os constantes aumentos no preço que o consumidor encontra nos postos. A nota pede também soluções estruturais para estabilizar os preços dos combustíveis.

*Com produção de Daniel Lima.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros

Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

Baixar arquivo
Economia

Micro e pequenas empresas vão ter acesso a novos empréstimos

Micro e pequenas empresas terão oportunidade de pegar novos empréstimos. Nesta quarta-feira, foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro  o projeto que expande o Pronampe, Programa Nacional de apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova teto de 17% do ICMS sobre combustíveis e energia

A proposta limita em 17% a tributação de combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica, comunicações e transporte como serviços essenciais.

Baixar arquivo
Geral

IBGE abre novas seleções para preencher mais 353 vagas do Censo 2022

O IBGE abriu nesta quarta-feira  processos seletivos complementares para a contratação temporária de profissionais em 159 municípios de 15 estados que vão atuar no Censo 2022.

Baixar arquivo
Geral

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 100 milhões

O concurso 2.484 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira , não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 11 - 14 - 36 - 41 - 54 - 59.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo