Sistema do BC para informar dinheiro esquecido vira isca para golpe

Publicado em 28/01/2022 - 08:07 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após quatro dias de lançamento, o site do Banco Central que mostra para o consumidor se ainda tem algum valor a receber já virou isca para novos golpes.

Relatos em redes sociais mostram que os bandidos mandam uma mensagem pelo whatsapp informando que a pessoa tem dinheiro para receber e deve clicar em um link, que é falso. Por esse link, a vítima é induzida a preencher informações pessoais que serão usadas para golpes.

Mas tão rápido quanto a ação desses golpistas deve ser o cuidado que devemos tomar ao receber mensagens ou ligações informando qualquer tipo de vantagem.  A advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, dá as dicas.

Renata Abalém explica também como deve ser a ação dos golpistas para quem deve ter dinheiro a receber pela plataforma.

De acordo com a Serasa Experian, aqui no Brasil, acontece uma tentativa de fraude a cada sete segundos. No período de um ano foram registradas mais de 3 milhões e 800 mil movimentações suspeitas.  

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo