Sistema do BC para informar dinheiro esquecido vira isca para golpe

Publicado em 28/01/2022 - 08:07 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após quatro dias de lançamento, o site do Banco Central que mostra para o consumidor se ainda tem algum valor a receber já virou isca para novos golpes.

Relatos em redes sociais mostram que os bandidos mandam uma mensagem pelo whatsapp informando que a pessoa tem dinheiro para receber e deve clicar em um link, que é falso. Por esse link, a vítima é induzida a preencher informações pessoais que serão usadas para golpes.

Mas tão rápido quanto a ação desses golpistas deve ser o cuidado que devemos tomar ao receber mensagens ou ligações informando qualquer tipo de vantagem.  A advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, dá as dicas.

Renata Abalém explica também como deve ser a ação dos golpistas para quem deve ter dinheiro a receber pela plataforma.

De acordo com a Serasa Experian, aqui no Brasil, acontece uma tentativa de fraude a cada sete segundos. No período de um ano foram registradas mais de 3 milhões e 800 mil movimentações suspeitas.  

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Queijo com probiótico da UFMG pode ajudar com doença no intestino

Os benefícios foram comprovados em experimentos com camundongos. Agora, os pesquisadores precisam de financiamento para realizar testes com humanos. Queijo tem potencial para melhorar qualidade de vida de pessoas que têm colite ulcerativa.

Baixar arquivo
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo