Guedes cita "economia verde" para avaliar redução em preço do diesel

Publicado em 01/02/2022 - 20:55 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (1º) que o governo avalia reduzir, de forma moderada, algum imposto sobre o diesel. Mas questionou se valeria a pena subsidiar a gasolina por estarmos em transição para uma economia verde. 

O governo estuda enviar ao Congresso Nacional uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, para evitar os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis.

Em um evento promovido pelo banco privado estrangeiro Credit Suisse, Paulo Guedes afirmou que a PEC dos combustíveis também pode incluir um mecanismo para os estados reduzirem as alíquotas do ICMS cobradas em troca da redução de impostos federais que incidem sobre o produto.

O governo federal tem defendido um valor fixo do ICMS sobre o litro dos combustíveis, uma vez que hoje o valor varia de acordo com o preço cobrado na bomba. Atualmente, existe um projeto no Senado, já aprovado na Câmara, que fixa o valor cobrado do ICMS sobre a gasolina e o diesel.

Na última semana, o Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne os secretários de Fazenda das 27 unidades da federação, aprovou a prorrogação do congelamento do ICMS sobre os combustíveis até o dia 31 de março. Porém, os representantes dos governadores afirmam que a medida não é suficiente para barrar os aumentos, pois eles seriam promovidos pela variação do dólar e pela política da Petrobras de paridade do valor do produto com o mercado internacional do petróleo.

Segundo a Agência Nacional do setor, a ANP, o preço do diesel e da gasolina aumentaram, em média, cerca de 44% só no ano passado.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo