Inflação fica 0,54% em janeiro, maior resultado para o mês desde 2016

IPCA acumulado em 12 meses atingiu 10,38%

Publicado em 09/02/2022 - 11:40 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, iniciou 2022 com taxa 0,54%. Apesar de ter desacelerado pelo terceiro mês seguido, o resultado foi o maior para janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 1,27%.

Já o IPCA acumulado em 12 meses atingiu 10,38%, acima dos 10,06% observados em igual período anterior.

O analista do IBGE André Felipe Almeida, responsável pela pesquisa, explica que, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito apresentaram alta no mês de janeiro. O maior impacto foi provocado pelos preços de Alimentação e Bebidas, com alta de 1,11%.

Ainda de acordo com os número divulgados pelo IBGE, o grupo que apresentou maior variação foi Artigos de Residência, por conta dos eletrodomésticos e equipamentos, mobiliário e TV, som e informática, cujos preços aceleraram no mês avaliado em relação a dezembro.

Já o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que calcula a inflação para famílias de menor renda, registrou alta de 0,67% em janeiro, e acumula, nos últimos 12 meses, uma variação de 10,60%.

O IPCA mede a inflação referente ao consumo das famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC avalia o peso dos gastos daquelas que recebem entre 1 e 5 mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de 10 capitais, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal e das capitais Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo