Nível de confiança do empresariado cai em fevereiro, aponta CNC

Publicado em 16/02/2022 - 12:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após dois meses seguidos de alta, o ICEC (Indicador de Confiança do Empresário do Comércio) caiu 1,2% em fevereiro e ficou com 119,3 pontos, permanecendo, ainda, dentro da zona de satisfação, acima dos 100 pontos. No entanto, os dados divulgados nesta quarta-feira pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apontam que a taxa negativa de fevereiro quase eliminou o crescimento de janeiro, de 1,4%.

O destaque negativo mensal foi o componente Expectativa do Empresário do Comércio, que caiu 1,6%, puxado especialmente pelo item Empresa. Por outro lado, Intenções de Investimento apresentou a menor retração, de 0,9%. Segundo a CNC, a última vez que o Icec apresentou esse nível de pessimismo foi em abril de 2021.

Para o economista responsável pela pesquisa, Antonio Everton, as condições presentes da economia impõem aos empresários momentos complicados para a gestão e condução do negócio.

No entanto, o economista acredita que as expectativas são mais promissoras e citou as previsões do Boletim Focus, em que espera-se que a inflação feche o ano próxima da metade, em 5,44%, do patamar acumulado em doze meses de hoje, que é de 10,38%. Ele acrescentou que nessas condições, as estimativas hoje são de baixo volume de faturamento do varejo em 2022.

Por outro lado, conforme explicou, há perspectivas de recuo da inflação, à medida que a política monetária cause efeitos desejados na economia, em particular sobre a atuação do comércio e a formação dos preços ao consumidor.

Edição: Paula de Castro/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo