Inflação de fevereiro chega a 10,54% em 12 meses

Essa é a maior variação para o mês desde 2015

Publicado em 11/03/2022 - 12:04 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 11/03/2022 - 14:26

A inflação oficial do país registrou alta de 1,01% em fevereiro, a maior variação para este mês desde 2015. O índice ficou 0,47 ponto percentual acima do registrado em janeiro e já acumula aumento de 1,56% este ano e de 10,54% em 12 meses. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.

A categoria que mais contribuiu para esse aumento foi Educação, que subiu 5,61%, e respondeu por 0,31 ponto percentual do índice geral. Isso se deve aos reajustes das mensalidades escolares, habitualmente incorporados ao IPCA em fevereiro, que deixaram os cursos regulares 6,67% mais caros.

Também teve destaque o avanço de 1,28% nos preços dos itens de alimentação e bebidas, que vêm registrando sucessivas elevações desde janeiro de 2020, com uma única exceção em novembro de 2021. Em 12 meses, os itens desse grupo já acumulam reajustes de 9,12%.

De acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em fevereiro os aumentos foram provocados principalmente por causa das variações climáticas

Outro grupo que tem grande impacto no índice geral, o de Transportes, subiu 0,46%  em fevereiro, influenciado principalmente pelo aumento de 1,68% no preço dos automóveis novos, que tiveram agora a décima oitava alta consecutiva, acumulando 22,94% no período. No mês passado, os combustíveis tiveram queda de 0,92%, mas nos últimos 12 meses, este é o item que mais tem pesado na inflação, com acumulo de 33,33% no período. E com o anúncio de novos reajustes da Petrobras, a expectativa é que os preços voltem a subir agora em março.

Ainda de acordo com o IBGE, todos os locais pesquisadas tiveram alta nos preços. O menor resultado foi observado na região metropolitana de Porto Alegre, com avanço de 0,40%, e, a maior variação, em São Luís, com 1,35%.

O instituto também divulgou, nesta sexta-feira, os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que se referem aos itens usualmente consumidos por família de menor renda. O INPC subiu 1% em fevereiro, o que também é a maior variação para este mês desde 2015. O indicador acumula alta de 1,68% este ano e de 10,80% nos últimos 12 meses.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo