IBGE: setor de serviço recua 0,1% em janeiro

Publicado em 16/03/2022 - 10:41 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços ficou praticamente estável na passagem de dezembro para janeiro, com variação negativa de 0,1%. Mas, como houve ganho acumulado de 4,7% nos dois últimos meses do ano passado, a categoria segue 7% acima do patamar pré-pandemia de covid. Já a comparação com o melhor momento, vivido em novembro de 2014, ainda aponta uma desvantagem de 5,2%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (16), pelo IBGE. 

De acordo com o instituto, desde junho de 2020, há um predomínio absoluto de taxas positivas, o que faz com que, vez ou outra, o setor mostre algum tipo de acomodação.

Em janeiro, três das cinco atividades investigadas tiveram retração, com destaque para serviços de informação e comunicação, que caíram 4,7%, o segundo recuo consecutivo. 

O segundo maior impacto negativo veio dos serviços prestados às famílias, que incluem desde academias de ginástica até alojamento e alimentação. Essa é a categoria mais afetada pela pandemia, por incluir principalmente atividades presenciais e ainda se encontra 13,2% abaixo de fevereiro de 2020.

Mas mesmo com a queda de 1,4% em janeiro, o saldo recente ainda é positivo após uma sequência de nove taxas positivas, alcançando crescimento acumulado de 60% entre abril e dezembro do ano passado.

Já pelo lado das altas, o destaque ficou com os transportes, que cresceram 1,4% em janeiro, muito por conta do incremento nas atividades de logística e armazenagem de mercadoria, frente o aquecimento do comércio eletrônico. A atividade, que atingiu o ponto mais baixo da série em abril de 2020, está 13,1% acima dos níveis pré-pandêmicos.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo