Quase 78% da população está endividada no Brasil

Número é dez vezes maior do que o registrado em março do ano passado

Publicado em 31/03/2022 - 13:04 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O endividamento dos brasileiros atingiu em março a máxima histórica  para o  mês, de 77,5%, a maior proporção já registrada nos 12 anos do levantamento. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o percentual é 10,3 pontos acima do registrado há um ano, quando essa parcela era de 67,3%.

De acordo com a análise, os números apontam a tendência de alta do endividamento, apesar de os juros de mercado estarem mais elevados e encarecerem o crédito. Segundo dados recentes do Banco Central, as taxas de juros médias nas linhas de crédito com recursos livres às pessoas físicas aumentaram de 39,4%, em janeiro de 2021, para 46,3%, em janeiro de 2022.

A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso também alcançou o maior patamar da pesquisa. Com crescimento de 0,8 p.p. em relação ao mês anterior, o percentual registrado foi de 27,8%, 3,4 p.p. mais alto do que o apresentado em março de 2021 e 3,7 p.p. acima do apurado antes da pandemia, em fevereiro de 2020.

A parcela de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permanecerão inadimplentes também acirrou, na passagem mensal, de 10,5% para 10,8% do total de famílias, um aumento de 0,3 p.p.

Outro recorde histórico foi o dos indicadores de inadimplência,no qual 31,1% das famílias de menor renda encerraram o primeiro trimestre deste ano com dívidas.

O cartão de crédito seguiu como destaque absoluto, representando 87,0% do total de famílias endividadas no país.

Segundo a CNC, a retomada do consumo explica o maior uso do cartão de crédito. O endividamento elevado deverá se manter nos próximos meses, com inflação alta, manutenção dos juros altos e fragilidade no mercado de trabalho

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Funarte incentiva candidatura do circo a patrimônio cultural imaterial

A Fundação Nacional de Artes, a Funarte, recebe até quarta-feira inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

ANS suspende a comercialização de 70 planos de saúde

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial.

Baixar arquivo
Economia

IBGE aponta que custos para o censo 2022 será maior que o estimado

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou nesta segunda-feira que o orçamento do Censo 2022 terá que passar por recomposição.

Baixar arquivo
Economia

Reduflação: consumidor percebe redução de peso dos produtos embalados

Pesquisa do site Reclame Aqui mostra que oito a cada dez consumidores no país notaram que os fabricantes estão reduzindo tamanho, peso ou metragem das embalagens dos produtos, mas sem a respectiva redução do preço. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores da Volkswagen no ABC paulista entram em férias coletivas

Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC, além das férias coletivas, a montadora também anunciou a redução da jornada de trabalho e corte de salário.

Baixar arquivo
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo