Confiança do comércio volta a crescer após dois meses de queda

Publicado em 26/04/2022 - 12:20 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após dois meses de expectativas negativas em relação à economia do país, os empresários do comércio voltaram, neste mês de abril, a acreditar em melhores resultados.

O Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) subiu 2% em abril, alcançando 118 pontos e acumulando, no quadrimestre, alta de 0,86%. Os dados divulgados nesta terça-feira, são da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Nos quatro primeiros meses do ano passado, o indicador acumulou queda de 9,24%.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que a percepção mais positiva dos comerciantes pode estar relacionada às vendas de Páscoa e ao otimismo em relação às vendas para o Dia da Mães. A expectativa pelo décimo terceiro salário dos aposentados, o aumento da participação do crédito consignado de 35% para 40% no endividamento e a entrada na economia dos recursos de saques do FGTS também colaboraram para o resultado. Outro fator que Tadros considera relevante é a percepção de efeitos da evolução gradual do mercado de trabalho.

A única queda registrada na composição do Icec foi no subíndice relativo à contratação de funcionários, que apresentou retração de 0,1%.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo