Governo apresenta novo sistema para tributação de comércio exterior

Ideia é que novo modelo seja alinhado às práticas da OCDE

Publicado em 12/04/2022 - 16:54 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo sistema para tributação do comércio exterior, que permita o Brasil ingressar na OCDE, foi apresentado pelo Ministério da Economia e pela Receita Federal nesta terça-feira (12).

O chamado Sistema de Transferência de Preços do Brasil é o que regulamenta a cobrança dos impostos sobre as transações financeiras e de bens e serviços do país com o resto do mundo. A ideia é que o novo modelo seja alinhado às práticas da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade que reúne parte das principais economias do planeta.    

A construção da proposta começou em fevereiro de 2018 em parceria com a OCDE e com a embaixada do Reino Unido, sendo essa uma condição para o Brasil ingressar no bloco econômico da OCDE.  Segundo o diretor do Centro para Política e Administrações Fiscais da organização, Pascal Saint-Amans, é preciso convergir as formas de tributação do Brasil com as do restante do bloco.

De acordo com o representante da OCDE, foi identificada uma elevada evasão fiscal de multinacionais no Brasil, que transferem lucros obtidos no país para nações com menor carga tributária, como os chamados paraísos fiscais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o objetivo do novo sistema é impedir a dupla tributação, que poderia inibir investimentos, e a evasão fiscal, que faz o país perder receitas fiscais.

Agora, o governo planeja colher contribuições da sociedade, compilar essas contribuições e, em seguida, encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre o tema. Mas, ainda não há data para o envio da proposta ao Legislativo.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo