Pesquisa da CNI aponta que 95% da população sentiu impacto da inflação

Publicado em 20/04/2022 - 07:53 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

76% dos brasileiros tiveram a situação financeira muito afetada pelo aumento de preços nos últimos seis meses, é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI divulgada nesta quarta-feira. As mais atingidas são as pessoas sem escolaridade, com renda de até um salário mínimo e os moradores do Nordeste. Seis em cada 10 brasileiros reduziram gastos nos últimos seis meses. Já o impacto da inflação foi sentido por 95% da população.

De acordo com o estudo, 59% dos pesquisados afirmaram que aumentaram gastos com conta de luz, 56% com gás de cozinha, 51% com água e luz e 50% com combustível. Já na parte dos alimentos, o arroz e o feijão foram os que mais atingiram o bolso do brasileiro: 52% dos entrevistados afirmam que tiveram gastos a mais. Em seguida vieram frutas e verduras, com 49%, e em terceiro lugar, a carne vermelha, com 48%.

O levantamento apontou ainda que a alta nos preços dos alimentos teve impacto na qualidade da comida, com redução de itens importantes para garantir uma boa alimentação, como é o caso da carne vermelha: 31% dos entrevistados afirmaram que reduziram o consumo dessa carne. e 19% reduziram a quantidade de frutas e verduras na alimentação.

Já a situação econômica atual, em comparação com crises econômicas anteriores, é considerada tão grave quanto ou mais grave por 81% da população. A pior percepção, segundo o estudo, é da população com mais de 60 anos, que conviveu com inflação alta e diversos planos econômicos. 66% dos ouvidos acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos seis meses.

Os dados são da pesquisa Comportamento e economia no pós-pandemia, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI ao Instituto FSB Pesquisa. Foram entrevistadas 2.015 pessoas, entre 1º e 5 de abril.

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo