Proncon-RJ: ovos de Páscoa têm variação de preços de até 50%

Diferença é maior em produtos feitos com chocolate branco

Publicado em 12/04/2022 - 16:44 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os tradicionais ovos de chocolate da Páscoa estão mais caros e com grandes diferenças nos preços neste ano. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada pelo Procon do Rio de Janeiro.

Um levantamento feito pelo órgão, na última semana, verificou os preços de 731 produtos, coletados em 44 estabelecimentos nas regiões Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e dos Lagos, além dos sites da internet. E identificou uma variação de valores de até 50% de um mesmo produto em diferentes pontos comerciais.

Na capital fluminense, a maior variação entre os ovos foi em produtos feitos com chocolate branco, cujo preço oscilou em 44,37%. Já em Macaé, no norte do estado, os valores oscilaram em 37,15%, e na Região Serrana chegou a 45,65% numa caixa de bombom. Na Região dos Lagos foi verificada diferença de 27,88%.

O consumidor Rafael de Oliveira diz que sentiu o peso dos preços, principalmente no ovo com temática infantil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas, o preço é impactado por diferentes fatores, como os reajustes do açúcar, do leite e do cacau, além da variação do dólar, das contratações e dos impostos. Ainda segundo a associação dos fabricantes, os ovos de Páscoa são produtos que têm uma produção mais complexa, com custos de embalagem, armazenamento e logística diferenciados.

* Com supervisão de Vitória Elizabeth.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo