Setor de serviços recua 0,2% de janeiro para fevereiro, diz IBGE

Publicado em 12/04/2022 - 12:05 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços recuou 0,2% na passagem de janeiro para fevereiro, acumulando uma perda de 2,0% frente ao nível de dezembro de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. 

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o comportamento do setor pode ser dividido em quatro momentos: de março a maio de 2020 houve queda acentuada, com perda acumulada de 17%; já o período de junho a novembro de 2020 foi de rápida recuperação, com o setor acumulando ganho de 15,6%. Aí, entre dezembro de 2020 e agosto de 2021, esse crescimento desacelerou e de setembro para cá, o setor passou a mostrar acomodação.

Duas das cinco atividades investigadas tiveram retração no mês de fevereiro: os serviços de informação e comunicação, que cresceram bastante no auge da pandemia, agora caíram -1,2%, a terceira queda consecutiva. Já os outros serviços recuaram -0,9%. Por outro lado os serviços prestados às famílias, que foram os mais impactados pelas restrições de circulação, variaram 0,1% em fevereiro, ficando muito próxima da estabilidade. Ainda assim, a atividade está num patamar 14,1% abaixo do de fevereiro de 2020.

O destaque pelo lado das altas ficou com os transportes, que cresceram 2,0% em fevereiro, o quarto avanço seguido. O aumento foi maior no transporte de cargas, 2,5%, mas o transporte de passageiros também cresceu 1,1. Os serviços profissionais, administrativos e complementares também cresceram 1,4%, quarto resultado positivo consecutivo, com expansão acumulada de 6,8%.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo