Venda Direta soma quatro milhões de revendedores individuais no Brasil

Publicado em 25/04/2022 - 13:13 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O antigo perfil da Venda Direta, com donas de casa e suas revistinhas indo de porta em porta para vender cosméticos, está diferente. Mas, esse tipo de comércio ainda é forte no Brasil, somando quatro milhões de revendedores individuais.

E por ser um empreendimento que requer baixo investimento, a venda direta tem atraído muitos jovens, com quase 50% desses profissionais entre 18 e 29 anos. E também já não é mais uma atividade feminina: 42% dos vendedores são homens.

Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Segundo a presidente-executiva da instituição, Adriana Cólloca, a pandemia e a digitalização ajudaram a impulsionar a venda direta. Ela fala sobre o diferencial que faz da venda individual um sucesso.

Nayara Beatriz, de São Paulo, que trabalha há cinco anos com venda direta, afirma que está satisfeita com a escolha profissional.

Quando optou por trabalhar com venda direta, o Cristiano Araújo não levava muita fé. Hoje, ele está realizado e cita os motivos:

Outra característica da venda direta é que já não se limita ao comércio de porta em porta, como no passado. Segundo a Abevd, agora os empreendedores individuais procuram clientes em academias de ginástica, escolas, faculdades e também condomínios.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Funarte incentiva candidatura do circo a patrimônio cultural imaterial

A Fundação Nacional de Artes, a Funarte, recebe até quarta-feira inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

ANS suspende a comercialização de 70 planos de saúde

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial.

Baixar arquivo
Economia

IBGE aponta que custos para o censo 2022 será maior que o estimado

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou nesta segunda-feira que o orçamento do Censo 2022 terá que passar por recomposição.

Baixar arquivo
Economia

Reduflação: consumidor percebe redução de peso dos produtos embalados

Pesquisa do site Reclame Aqui mostra que oito a cada dez consumidores no país notaram que os fabricantes estão reduzindo tamanho, peso ou metragem das embalagens dos produtos, mas sem a respectiva redução do preço. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores da Volkswagen no ABC paulista entram em férias coletivas

Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC, além das férias coletivas, a montadora também anunciou a redução da jornada de trabalho e corte de salário.

Baixar arquivo
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo