BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

Publicado em 18/05/2022 - 22:13 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Seiller afirmou que o setor privado é quem de fato está transformando as políticas públicas no Brasil. Durante participação nesta quarta-feira em um painel do Congresso Mercado Global de Carbono - Descarbonização & Investimentos Verdes, que acontece no Rio de Janeiro, a diretora lembrou que o país precisa avançar nessa parceria também para a drenagem na área do saneamento.

O painel discutiu soluções para diminuir emissões de carbono no setor.  O presidente da Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios fluminenses, Alexandre Bianchini, afirmou que a empresa está comprometida em zerar as emissões dentro do prazo de concessão.

Jônathas Assunção, Secretário Executivo Casa Civil, moderador do painel, afirmou que o governo brasileiro trata o saneamento como assunto estratégico, prioritário e que a transição para uma economia de baixo carbono demanda ações específicas com esforços coordenados entre os diversos ministérios. Assunção destacou que o país tem um desafio a enfrentar com o crescimento significativo nos últimos anos das emissões de gases de efeito estufa no setor de resíduos sólidos.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo
Segurança

Goiás: PF cumpre mandado de busca e apreensão na operação Pix Premiado

O delegado de repressão a crimes cibernéticos, Dário Freitas explica que o investigado prometia realizar um pix premiado, mediante pagamento antecipado das vítimas.

Baixar arquivo