Congresso debate importância do petróleo na transição energética

Publicado em 19/05/2022 - 20:17 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

A Gerente de Mudança de Clima da Petrobras, Viviana Coelho, foi a moderadora do debate. Ela lembrou que a indústria do petróleo tem papel relevante na transição energética mundial, e que o produto ainda será essencial a longo prazo.

Alinhada ao Acordo do Clima de Paris, a Petrobras afirmou estar comprometida com a redução das emissões de carbono na atividade e pretende investir U$ 2,8 bilhões no plano de redução de 2022 a 2026.  A estatal já conseguiu reduzir em quase a metade as emissões de carbono entre 2019 e 2021.

O diretor de Desenvolvimento da Produção da estatal, João Henrique Rittershaussen, alertou que o declínio natural da produção de petróleo pode levar a falta de energia no mundo.

Também há iniciativas para buscar novas fontes de energias renováveis no país. Flávio Rodrigues, vice presidente da Shell Brasil anunciou que a empresa vai montar uma planta piloto de produção de hidrogênio no Porto do Açu, no Rio de  Janeiro.

O Congresso Mercado Global de Carbono segue até esta sexta-feira com debates sobre o mercado de crédito de carbono, apresentação de estratégias e de projetos para impulsionar negócios verdes, com foco em inovação e sustentabilidade.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Curitiba, no Paraná, tem muitas nuvens, com possibilidade de chuva, temperatura variando entre 12 e 22º C e umidade do ar de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem nesta quarta-feira (29) poucas nuvens. A temperatura vai de 11 a 26º C e a umidade do ar de 30 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

João Pessoa, na Paraíba, tem tempo nublado com chuva, temperatura marcando entre 23 e 29º C, e umidade do ar de 65 a 95%.

Baixar arquivo