Governo aciona STF para mudar política de preços do diesel nos estados

Publicado em 13/05/2022 - 21:02 Por Sheily Noleto, da Rádio Nacional - Brasília

O governo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária que trata da cobrança do ICMS na comercialização do diesel. A ação foi distribuída ao ministro André Mendonça.

A advocacia geral da União, representando o presidente Jair Bolsonaro, questiona a política de ICMS dos estados sobre o diesel autorizada pelo Conselho, após o governo federal zerar os tributos federais sobre o combustível e estabelecer uma alíquota única para o imposto em todo o país.

O governo federal argumenta que a medida é inconstitucional por permitir diferenciação na cobrança do ICMS entre os estados e prejudicar o consumidor com aumentos excessivos do combustível.

Ainda segundo a Advocacia Geral da União, a aprovação do Convênio do conselho com os estados poucos dias após a promulgação da Lei que prevê a alíquota única sobre gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, “causou perplexidade”, por dar continuidade a um “sistema de tributação oneroso para o contribuinte”.

O Conselho Nacional de Política Fazendária reúne os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Cultura

Atividades culturais marcam a Semana Nacional de Museus em todo país

Participam da programação da 20ª Semana Nacional de Museus 877 museus de todo o país, com 2.587 eventos cadastrados. As atividades incluem shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, oficinas e festivais.

Baixar arquivo
Economia

CNI aponta que estoques de produtos aumentaram acima do planejado

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria – CNI, divulgada nesta segunda-feira, revela que esse aumento significa que os empresários ficaram com estoque de sobra no mês de abril.

Baixar arquivo
Segurança

RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

Baixar arquivo
Justiça

Município de Angélica, em Mato Grosso do Sul, elege novo prefeito

om 42,01% dos votos, a chapa formada por Edison Cassuci Ferreira (PDT) e Paulo Cezar Contiero Conconi (PTB) foi a mais votada e governará o município até 2024.

Baixar arquivo
Geral

No Distrito Federal a venda da bebida Del Valle Fresh é proibida

A decisão, que vale somente para a capital federal, foi tomada pelo órgão após aceitar uma denúncia do Idec sobre a suposta divulgação de propaganda enganosa. 

Baixar arquivo
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo