Indicador Antecedente de Emprego sobe 4,5 pontos após 5 meses de queda

Índice da FGV antecipa principais movimentos do mercado de trabalho

Publicado em 05/05/2022 - 11:16 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 4,5 pontos em abril, chegando a 79,5 pontos. Essa foi a primeira alta após cinco meses seguidos de queda. Em médias móveis trimestrais, o indicador também avançou: 1,0 ponto, para 76,5.

Mas, de acordo com os especialistas da FGV, a melhora precisa ser contextualizada, porque os resultados continuam em um patamar baixo. Além disso, o avanço no mês passado foi puxado pelo setor de serviços, o mais impactado pela pandemia de covid-19 e, portanto, que ainda tem espaço para recuperação.

O principal desafio nos próximos meses, de acordo com os técnicos da fundação, será manter esse resultado positivo, o que dependerá da melhora do ambiente macroeconômico.

O Indicador Antecedente de Emprego tem o objetivo de antecipar os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil e é feito com base nas pesquisas de sondagem da confiança dos empresários e do consumidor.

Em abril, todos os sete componentes do índice divulgado nesta quinta-feira contribuíram positivamente para o resultado. O principal destaque foi o indicador de Situação Atual dos Negócios, que subiu 1,6 no setor de serviços e 1,2 ponto na indústria.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo