Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

Governo justifica a revisão da inflação pelo aumento dos preços

Publicado em 19/05/2022 - 19:09 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A nova previsão do Ministério da Economia é que o ano termine com uma inflação de 7,9% medida pelo indicador oficial, o IPCA. Antes, o governo trabalhava com a estimativa de 6,5%.

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional para 2022 é de 3,5%. Mas se ficar entre 2% e 5% é considerada cumprida. Portanto, se a inflação fechar em 7,9%, como está prevendo o Ministério da Economia, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.

Em relação ao crescimento da economia para este ano, o governo manteve a previsão anterior de um aumento do PIB, o Produto Interno Bruto, em 1,5%.

A expectativa permanece acima do previsto pelo mercado, que projeta um aumento do Produto Interno Bruto em 0,7% para este ano.

Apesar da diferença entre as projeções do governo e do mercado para o PIB, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que elas têm se aproximado.

Com a nova previsão de inflação feita nesta quinta-feira, o Ministério da Economia projetou ainda um novo valor para o salário mínimo para o ano que vem. Se nada mudar nos cálculos, ele vai subir R$ 98, chegando a pouco mais de R$ 1.310.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo