Paulo Guedes diz que Brasil é chave para segurança energética no mundo

Publicado em 18/05/2022 - 19:07 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil é a chave para segurança energética e alimentar do mundo, que está deixando de ser visto internacionalmente como um problema com relação à economia ambiental e está se tornando parte da solução. A declaração foi nesta quarta-feira, durante participação no Congresso Mercado Global de Carbono - Descarbonização & Investimentos Verdes.

O ministro disse ainda que a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia acenderam um sinal de alerta entre Estados Unidos e países europeus sobre o futuro. Segundo Paulo Guedes, essa preocupação com a interrupção do fornecimento de gás pela Rússia e de grãos pela Ucrânia cria uma janela de oportunidades para o Brasil, que está sendo percebido pelas grandes potências como um porto de atração de investimentos.

Ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, Guedes também falou sobre o papel de destaque do Brasil no processo de digitalização de serviços, usando, assim, menos recursos naturais e demonstrando mais eficiência do Estado.

O Congresso sobre o Mercado Global de Carbono vai até sexta-feira no Rio de Janeiro. O evento conjunto do Banco do Brasil com a Petrobras, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Central, reúne especialistas do Brasil e do Mundo e vai apresentar estratégias corporativas, projetos e cases para impulsionar os negócios verdes com foco em inovação e sustentabilidade.

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo