Rio de Janeiro: setor de serviços está otimista com a economia

Publicado em 16/05/2022 - 15:07 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os empresários do setor de serviços continuam otimistas com a retomada econômica e o crescimento dos negócios nos próximos três meses, segundo pesquisa feita pelo Ifec, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro. Na sondagem, feita entre os dias 2 e 6 de maio, 82% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito, índice superior à pesquisa anterior que registrou 79,5%. No novo levantamento, apenas 13,3% acreditam que a situação permaneça igual, enquanto 4,7% esperam que a situação dos seus negócios piore ou piore muito.

A pesquisa mostra ainda que, para 31,4% dos entrevistados, o panorama de seus negócios melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses. Para 31,6%, a situação piorou ou piorou muito. Já para 37% a situação permaneceu igual.

Sobre os principais fatores que limitam os seus negócios, a pesquisa mostra que 45,2% dos empresários apontam a demanda insuficiente, seguida das restrições financeiras. A falta de mão de obra aparece como o terceiro limitador dos negócios, com 13,5%, enquanto a falta de espaço ou de equipamentos figura com 12,3%.

Sobre a demanda nos próximos três meses, 66,9% esperam que aumente ou aumente muito. Apenas 8,1% acham que a demanda diminuirá ou diminuirá muito nos próximos três meses, enquanto 25% dos consultados acham que se estabilizará.

Sobre o quadro de funcionários nos últimos três meses, a pesquisa do Ifec revela que 12,8% afirmam que diminuiu muito e 19% que diminuiu. Para apenas 9,2% dos entrevistados houve algum tipo de aumento das contratações nos três meses passados.

O índice de empresas que não ficaram inadimplentes nos últimos três meses caiu em relação à pesquisa anterior. Em abril, esse número chegou a 51,4%. Agora em maio, ficou em 48,9%. Das empresas que tiveram dívidas, os principais gastos estão associados a fornecedores, aluguel, bancos comerciais e luz.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo