Sachsida assina solicitação para estudos de privatização da Petrobras

Publicado em 12/05/2022 - 14:09 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O primeiro ato do novo Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, foi a assinatura, nesta quinta-feira, de uma solicitação formal para que se inicie os estudos de privatização da Petrobras.

Segundo o novo chefe da pasta, assim que o estudo estiver pronto, será enviado ao presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, o ministro Adolfo Sachsida solicitou a inclusão da PPSA, que é a empresa que administra os recursos do Pré-Sal brasileiro, no PPI, o Programa de Parcerias e Investimentos, responsável por tocar os processos de desestatização do governo.

As medidas foram tomadas após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que informou que vai encaminhar imediatamente os pedidos ao PPI.  Mas, não foram apresentados prazos para que esses processos de privatização sejam finalizados.

Também nesta quinta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reuniu com secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal para discutir o preço dos combustíveis. Pacheco destacou que a privatização da estatal brasileira não está no radar da casa legislativa.

Pacheco citou outras medidas possíveis de serem tomadas para amenizar a alta dos combustíveis, como a criação de um Fundo para amortizar o crescimento dos preços, a ser financiado com os dividendos da Petrobras que ficam com a União.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo