Comércio carioca espera alta de 3,5% em produtos para Festas Juninas

Publicado em 03/06/2022 - 16:15 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após dois anos sem as tradicionais festas juninas, o comércio carioca está empolgado com o retorno dos arraiás. De acordo com a pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Estado do Rio de Janeiro e o Sindicato que representa o setor na capital, a expectativa dos comerciantes é de uma alta de 3,5% nas vendas. Foram pesquisadas lojas das zonas norte, sul e  oeste cariocas, além da região central que concentra importante área de comércio popular.

Segundo os 250 lojistas entrevistados, entre os produtos mais vendidos estão os trajes típicos, principalmente camisas com estampa xadrez, lenços e chapéus de palha;  adereços, bandeirinhas, lanternas, balões decorativos, fogos e prendas. Além disso, para estimular as vendas, os comerciantes estão apostando nas promoções, pagamento facilitado, descontos e kits de produtos a preços menores.

Os festejos juninos também vão movimentar economia no país, principalmente na Região Nordeste. A expectativa do Ministério do Turismo é que o São João seja responsável por gerar cerca de R$ 2 bilhões, nos destinos famosos pelas festas de arrasta pé. Só no estado da Bahia, se espera que mais de 1 milhão de pessoas aproveitem os festejos. Já em Campina Grande, na Paraíba, onde se localiza o “Maior São João do Mundo”, a estimativa é de um aumento de 400 milhões de reais para a economia local.

*Com supervisão de Vitória Elisabeth.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo