Confiança do comércio tem maior nível desde março de 2020, diz CNC

Índice subiu 5,1% de maio para junho deste ano e atingiu 122,4 pontos

Publicado em 28/06/2022 - 12:28 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo. É o que aponta o resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio de junho. O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cresceu 5,1% em relação a maio e, na comparação com junho do ano passado, o avanço é ainda mais expressivo: 24,4%.

Com isso, o índice alcançou a marca de 122,4 pontos, a maior desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia de covid-19.

Na avaliação dos economistas da CNC, a despeito da inflação e dos juros elevados, as medidas de suporte à renda estão produzindo efeitos positivos. O auxílio emergencial e os saques extraordinários do FGTS, por exemplo, têm estimulado o consumo e possibilitado o pagamento de dívidas.

Os especialistas da confederação analisam, ainda, que o comércio tem recorrido à substituição de marcas caras por outras mais baratas, para evitar a queda das compras nesse contexto de disseminação da inflação. E tem dado certo. Tanto o momento presente, quanto as perspectivas para o futuro foram melhores avaliadas pelos empresários do comércio nesse mês de junho.

O subíndice de Condições Atuais do Setor  chegou a 107,1 pontos e o de Expectativas atingiu 152,4 pontos, após o terceiro aumento consecutivo.

Ainda segundo a pesquisa da CNC, apesar das margens comprimidas e do custo do crédito mais alto, a percepção dos empresários sobre o nível dos estoques diante da programação das vendas foi a melhor desde abril de 2020.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Rio de Janeiro registra baixa procura por doses de reforço

Após a liberação da segunda dose de reforço contra a covid-19 para toda a população adulta da cidade do Rio, menos de um terço deste público compareceu aos postos de saúde para receber a imunização.

Baixar arquivo