Confiança do comércio tem maior nível desde março de 2020, diz CNC

Índice subiu 5,1% de maio para junho deste ano e atingiu 122,4 pontos

Publicado em 28/06/2022 - 12:28 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo. É o que aponta o resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio de junho. O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cresceu 5,1% em relação a maio e, na comparação com junho do ano passado, o avanço é ainda mais expressivo: 24,4%.

Com isso, o índice alcançou a marca de 122,4 pontos, a maior desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia de covid-19.

Na avaliação dos economistas da CNC, a despeito da inflação e dos juros elevados, as medidas de suporte à renda estão produzindo efeitos positivos. O auxílio emergencial e os saques extraordinários do FGTS, por exemplo, têm estimulado o consumo e possibilitado o pagamento de dívidas.

Os especialistas da confederação analisam, ainda, que o comércio tem recorrido à substituição de marcas caras por outras mais baratas, para evitar a queda das compras nesse contexto de disseminação da inflação. E tem dado certo. Tanto o momento presente, quanto as perspectivas para o futuro foram melhores avaliadas pelos empresários do comércio nesse mês de junho.

O subíndice de Condições Atuais do Setor  chegou a 107,1 pontos e o de Expectativas atingiu 152,4 pontos, após o terceiro aumento consecutivo.

Ainda segundo a pesquisa da CNC, apesar das margens comprimidas e do custo do crédito mais alto, a percepção dos empresários sobre o nível dos estoques diante da programação das vendas foi a melhor desde abril de 2020.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo