Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

Número de novos pobres surgidos chega a quase 30% no período

Publicado em 30/06/2022 - 14:57 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Levantamento da Fundação Getulio Vargas aponta que o número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. Os dados estão no Mapa da Nova Pobreza, divulgado esta semana.

Segundo o economista Marcelo Neri, responsável pelo estudo, o número de pessoas com renda domiciliar per capita até R$ 497 mensais atingiu mais de 62 milhões de brasileiros no ano passado.

O levantamento também mostra o avanço da pobreza no Rio de Janeiro, como explica Marcelo Neri.

E estudos publicados pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado ao Ministério da Economia e à Universidade Federal de Pernambuco, mostram que muitos brasileiros, mesmo diante dos reflexos da crise sanitária provocada pela covid-19, têm conseguido equilibrar as contas, com a ajuda de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, do governo federal, que em junho beneficiou mais de 18 milhões de famílias.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo
Economia

Leilão de oferta permanente de partilha será em 16 de dezembro

O regime de partilha é aquele em que as empresas contratantes são obrigadas a reservar uma parte do óleo extraído dos poços de petróleo para a União.

Baixar arquivo
Geral

Operação desarticula organização que traficava drogas do Paraguai

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, a "Operação Lottus" contra uma organização criminosa que despachava drogas trazidas do Paraguai, por meio do lago de Itaipu, para outros estados do país."

Baixar arquivo