Número de empresas aumenta no país, aponta pesquisa do IBGE

Publicado em 23/06/2022 - 11:39 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de empresas ativas no Brasil aumentou em 2020. Foi uma alta de 3,7% frente a 2019, elevando o total de negócios a mais de 5 milhões. O resultado integra a pesquisa Demografia das Empresas e Empreendedorismo, que reúne números de 2020, e usa como referência o Cadastro Central de Empresas.

Apesar desse crescimento, o estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra uma redução no número de pessoas ocupadas. No período avaliado, os dados sinalizam uma redução em torno de 825 mil postos de trabalho formais no país.

Responsável pelo levantamento, o gerente Thiego Ferreira explica que desde o início da série histórica, em 2006, essa foi a primeira vez que a queda no contingente de assalariados ocorreu simultaneamente a um aumento expressivo no número de empresas.

Os número também ilustram uma outra realidade: em 2020, enquanto o número de homens assalariados caiu 0,9%, o de mulheres despencou quase 3%. Do total de postos de trabalho perdidos entre 2019 e 2020, mais de 70% eram ocupados por mulheres. SegundoThiego Ferreira, essa foi a menor participação feminina desde 2016.

A pesquisa Demografia das Empresas e Empreendedorismo do IBGE avaliou, ainda, que a maior redução de assalariados foi em segmentos como alimentação, administração pública, defesa e seguridade social e comércio. Já na outra ponta, os setores de saúde humana e serviços sociais registraram as altas mais significativas.

Ainda de acordo com o levantamento, em 2020 o salário médio pago pelas empresas no Brasil caiu 3% frente a 2019, chegando a R$ 3.043,81.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo