Plano Safra 2022/2023 anuncia R$ 340,8 bilhões para a agropecuária

Publicado em 29/06/2022 - 19:25 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lançou nesta quarta-feira o Plano Safra 2022/2023, com a destinação de 340 bilhões e 880 milhões de reais para apoiar a produção agropecuária nacional. Esse valor representa um aumento de 36% em relação aos recursos destinados no último ano.

Do total disponibilizado ao Plano Safra, 246 bilhões de reais vão ser destinados ao custeio e comercialização da atividade agrícola. Os 94 bilhões restantes serão para investimentos no setor.

Durante o lançamento do Plano Safra, no Palácio do Planalto, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Soria Bastos Filho, destacou que a prioridade do programa é beneficiar os pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o governo federal, os recursos do Plano Safra vão ser disponibilizados a juros abaixo da taxa Selic, com taxas entre 5 e 12 por cento ao ano. 195 bilhões de reais vão estar disponíveis a juros controlados, enquanto 145 bilhões vão ser destinados com juros livres.

O Plano Safra 2022/2023 também vai beneficiar os produtores rurais que realizarem ações de recuperação ambiental. Nesses casos, a taxa de juros poderá partir de 7% ao ano.

 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo