Plano Safra 2022/2023 anuncia R$ 340,8 bilhões para a agropecuária

Publicado em 29/06/2022 - 19:25 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lançou nesta quarta-feira o Plano Safra 2022/2023, com a destinação de 340 bilhões e 880 milhões de reais para apoiar a produção agropecuária nacional. Esse valor representa um aumento de 36% em relação aos recursos destinados no último ano.

Do total disponibilizado ao Plano Safra, 246 bilhões de reais vão ser destinados ao custeio e comercialização da atividade agrícola. Os 94 bilhões restantes serão para investimentos no setor.

Durante o lançamento do Plano Safra, no Palácio do Planalto, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Soria Bastos Filho, destacou que a prioridade do programa é beneficiar os pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o governo federal, os recursos do Plano Safra vão ser disponibilizados a juros abaixo da taxa Selic, com taxas entre 5 e 12 por cento ao ano. 195 bilhões de reais vão estar disponíveis a juros controlados, enquanto 145 bilhões vão ser destinados com juros livres.

O Plano Safra 2022/2023 também vai beneficiar os produtores rurais que realizarem ações de recuperação ambiental. Nesses casos, a taxa de juros poderá partir de 7% ao ano.

 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo
Cultura

Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

 É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada, anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Nos últimos dias, ocorreu a explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo