Turismo reage e deve gerar mais de 190 mil novas vagas este ano

Publicado em 23/06/2022 - 21:07 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O setor do Turismo está reagindo e deve gerar mais de 190 mil novas vagas de emprego até o final do ano.

É o que estima a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, caso se mantenha o ritmo da retomada das atividades turísticas que o país vem mostrando.

O economista da CNC Fábio Bentes relata que no início da pandemia foram perdidos cerca de 500 mil empregos em turismo. Desde lá, 290 mil vagas foram criadas. Mas ele acredita na recuperação até o ano que vem.

A agente de turismo Jane Cris Mendonça conseguiu recuperar o emprego há seis meses. No início da pandemia, ela foi demitida pela empresa que trabalhou durante oito anos. Apesar de satisfeita com o retorno à atividade, Jane ressalta que as condições não são as mesmas de antes, o salário ficou mais baixo.

E, claro, para que o turismo volte ao ritmo de antes é importante que o turista também retorne. É o caso da comerciante Silvia Cristina Lima, de Brasília, que voltou a viajar quando os pacotes foram retomados, depois do intervalo no período inicial da pandemia.

A reação no setor do turismo também se reflete na abertura de empresas. Ja foram criadas 79 mil neste ano, principalmente bares, restaurantes e empresas de aluguel de veículos. Em termos de faturamento, o setor também vem se recuperando, e em abril, ficou apenas 3% abaixo do patamar verificado às vésperas da crise sanitária – já descontada a inflação.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (1º)

Considerado como um importante centro educacional e tecnológico, Assis, em São Paulo, faz aniversário com sol, poucas nuvens e temperatura oscilando entre 14 e 27º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

Curitiba, no Paraná, tem nesta sexta-feira (1º) muito frio, com chuva isolada e temperatura variando entre 9 e 23º C. A umidade do ar é de 30 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

 A capital Vitória, no Espírito Santo, apresenta sol com poucas nuvens, temperatura entre 16 e 24º C e umidade do ar de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

São Luís, no Maranhão, tem sol, com muitas nuvens, temperatura marcando entre 24 e 32º C e umidade do ar de 50 a 95%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

Manaus, capital do Amazonas, tem muitas nuvens com pancadas de chuva, temperatura oscilando entre 25 e 32º C, com umidade do ar de 50 a 90%.

Baixar arquivo