Dez estados devem aderir ao pacto global de reutilização de plástico

Publicado em 06/07/2022 - 11:08 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Vinte e um governos devem se unir ao Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico. O anúncio foi feito durante a Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas, encerrada no início deste mês, em Lisboa. Dez estados brasileiros aderiram a esse acordo de combate à poluição plástica no mundo. São Paulo e o Consórcio Nordeste, que representa os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A população desses estados equivale a quase metade dos brasileiros.

O Compromisso Global foi criado há 4 anos e reúne empresários e governos para transição de modelo econômico no qual o plástico nunca se tornaria resíduo. Todos os signatários se comprometem a estabelecer ações e metas para enfrentar a poluição e devem relatar o progresso anualmente.

Austrália, Bélgica, Quênia, México, Gana e Tailândia também anunciaram recentemente a intenção de aderir ao documento, que conta hoje com mais de 500 signatários, representantes de toda a cadeia de valor do plástico.

Durante a Conferência dos Oceanos, o ministro do Meio Ambiente e chefe da delegação brasileira, Joaquim Leite, já havia defendido a criação de novos instrumentos de proteção e uso sustentável do ambiente marinho. Um deles era a criação do instrumento global para reduzir a poluição plástica.

Em março, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente adotou a resolução de convocar um Comitê Intergovernamental para desenvolver, em dois anos, um instrumento juridicamente vinculante sobre poluição desse tipo de resíduo. 

De acordo com relatório da Nações Unidas, a transição da cadeia reduzirá o volume anual de plástico que vai para os oceanos em 80%, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25%. A economia gerada pode chegar a 200 bilhões de dólares, além da criação de 700 mil empregos, principalmente nos países do hemisfério sul.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo