Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

TSE negou que outras chaves PIX sejam usadas para doação eleitoral

Publicado em 01/07/2022 - 21:39 Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 02/07/2022 - 13:10

Doações de pessoas físicas para campanha eleitoral por meio de PIX só poderão ser feitas pela chave CPF. A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

A votação desta matéria começou na quinta (30), o relator, ministro Sérgio Banhos, que tinha votado pela permissão do uso de qualquer chave PIX mudou o entendimento nesta sexta-feira (1º.7), após receber informações técnicas do Banco Central.

Banhos admitiu que como o rastreamento não é automático poderia dificultar a fiscalização das contas pela Justiça Eleitoral, caso fosse utilizada outra chave.

O TSE já tinha autorizado o uso do PIX  para financiamento das campanhas, desde que a chave utilizada pelos doadores fosse o CPF.  Mas o partido PSD, questionou a decisão e pediu a Corte para considerar o uso de todas as chaves para transferência, como telefone e e-mail, o que foi negado.

Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Carro explode durante abastecimento em posto no Rio de Janeiro

Um frentista morreu e quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

O modelo  “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Baixar arquivo
Saúde

Maior parte do país tem queda nos casos de síndromes respiratórias

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, faz um alerta para três capitais onde os casos podem subir nas próximas seis semanas: Belém, Boa Vista e Recife.

Baixar arquivo