Indústria encerrou 2020 com 7,7 milhões de pessoas empregadas
A indústria brasileira encerrou 2020 com 7,7 milhões de pessoas empregadas; a maioria, 97,4% desses trabalhadores, estava nas indústrias de transformação. No mesmo ano, o setor industrial brasileiro abrigava mais de 303 mil empresas com uma ou mais pessoas ocupadas. Essas empresas foram responsáveis pelo pagamento de cerca de R$ 308 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações.
Os dados constam na Pesquisa Industrial Anual Empresa 2020, a PIA Empresas, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A analista Synthia Santana, responsável pela pesquisa, destaca que, entre 2019 e 2020, a indústria aumentou o número de pessoas ocupadas em 0,5%, com destaque para o setor de alimentação.
O IBGE também divulgou os resultados da Pesquisa Industrial Produto 2020, que fornece informações sobre a produção e a venda de produtos e serviços fabricados pela indústria brasileira.
Em 2020, a receita líquida de vendas nas unidades locais industriais totalizou cerca de R$ 3 trilhões. Destaque para minério de ferro, influenciado pelo aumento de mais de 70% no preço da tonelada do minério em 2020, sustentado pela demanda chinesa.
Analisando os dados regionais, observa-se que no Sudeste, região mais industrializada do país, com cerca de 53,3% do total de vendas, óleos brutos de petróleo, minério de ferro e óleo diesel totalizaram 12,2% da receita de vendas na região.