Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

Publicado em 07/07/2022 - 14:17 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%. O resultado foi puxado pela queda das commodities, matérias-primas essenciais para a produção, que servem de base para a indústria.

Com esse resultado, o IGP-DI alcançou alta acumulada de 7,84% no ano e de 11,12% em 12 meses. Indicador do movimento de preços ao produtor, consumidor e na construção civil, ele serve como termômetro de inflação no Brasil. O cálculo feito pela FGV abrange sempre o período entre o primeiro e o último dia do mês de referência, englobando três índices.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,44% no mês de apuração e ficou abaixo da taxa registrada no mês anterior, de 0,55%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, que também integra o IGP-DI, ficou em 0,67% por cento em junho. Os destaques foram habitação, alimentação e vestuário.

A alta do INCC, Índice Nacional de Custo de Construção, por sua vez, desacelerou, ficando em  2,14% em junho, contra 2,28% em maio.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo