Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Publicado em 02/07/2022 - 17:31 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O mercado da aviação civil no Brasil cresceu em maio deste ano se comparado com maio de 2021, mas continua abaixo do período pré-pandêmico. 

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. Por outro lado, essa demanda de passageiros foi 75% maior que em maio do ano passado.

O transporte de cargas e correio pelas vias aéreas também cresceu em relação a maio de 2021 em 16%, mas ainda está 6% abaixo do total transportado em maio de 2019, antes da Covid-19.

O único indicador que superou o período anterior à pandemia foi o da oferta de passagens no mercado doméstico, que aumentou 6% em relação a 2019. Mas a demanda não acompanhou o aumento dessa oferta, com 75% dos assentos ocupados em maio, uma redução de 8% na ocupação total das aeronaves em relação a maio de 2021.

Já o número de brasileiros que viajaram de avião para o exterior em maio foi o maior desde o início da pandemia, mais de 1 milhão e 200 mil passagens vendidas. Mas, ainda assim, esse total foi 36% menor que em maio de 2019.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Continuam buscas por desaparecidos em Nova Iguaçu

Quatro amigos e um motorista de app sumiram a caminho de um shopping da cidade, na Baixada Fluminense, na sexta-feira. Veículo teria sido interceptado por encapuzados quando passava pelo bairro Valverde.

Baixar arquivo
Esportes

Carlos Chaman conquista prata no Mundial de paraciclismo

Ele percorreu 82,9km, ficando atrás apenas do  francês Kevin Le Cunff, que conquistou o ouro.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 55 anos morria o pintor surrealista René Magritte

Ele morreu aos 68 anos, em 15 de agosto de 1967, em casa, em Bruxelas, na Bélgica. Magritte havia passado três semanas no hospital para tratamento de um câncer no pâncreas.

Baixar arquivo
Política

Série especial trará propostas de cada candidato à Presidência

Uma reportagem sobre o plano de governo de cada concorrente será publicada por dia, seguindo a ordem alfabética. Neste primeiro episódio, conheça os principais desafios do país com os quais o próximo presidente do Brasil vai ter que lidar.

Baixar arquivo
Política

Há 199 anos, Pará se unia ao resto do Brasil em sua independência

Grão-Pará foi a última província a reconhecer o Império Brasileiro, quase um ano depois da Declaração da Independência em 07 de setembro de 1822.

Baixar arquivo
Política

Começa nesta terça a propaganda eleitoral em todo o país

As regras da campanha a serem seguidas pelos candidatos estão em cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal e podem ser aplicadas às demais unidades da Federação.

Baixar arquivo