Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

Publicado em 07/07/2022 - 13:09 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A população brasileira está menos endividada e voltando a pagar suas contas em atraso. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta quinta-feira pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

E, a proporção de famílias que relataram ter dívidas a vencer chegou a 77,3% em junho, queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior. Porém, em relação a junho do ano passado, a proporção de quem tem dívidas a vencer cresceu 7,6 pontos percentuais.

Sobre a inadimplência, a pesquisa aponta que a proporção de famílias com contas em atraso caiu 0,2 ponto percentuais, a primeira queda desde setembro de 2021, chegando a 28,5%.

Entre as que afirmam que não terão condições de pagar as contas atrasadas, a retração também foi de 0,2 ponto percentual, atingindo 10,6%, o menor percentual do indicador desde fevereiro deste ano.

Já as dívidas no cartão de crédito, que representam 86,6% dos endividados, tiveram a segunda redução consecutiva, de 1,9 ponto percentual.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais endividadas do que os homens. O percentual é de 80,1%, contra 76,5%. Contudo, de maio para junho, o endividamento apresentou queda entre o público feminino.

O estudo também apontou que a maioria dos consumidores,33,4% que precisaram atrasar contas ou dívidas em junho não concluiu o ensino médio.

A economista da CNC e responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, explica que, apesar de o mercado de trabalho estar absorvendo trabalhadores com menor nível de escolaridade, o rendimento médio, achatado pela inflação elevada, dificulta a organização do orçamento familiar.

 

Últimas notícias
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo
Esportes

Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial também foram escolhidos nessa quarta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Cade condena empresas por cartel de gás de cozinha no Nordeste

As multas para as três empresas somam mais de R$ 640 milhões. De acordo com a condenação, divulgada nesta semana, 11 pessoas físicas também devem pagar multas que ultrapassam R$ 1,9 milhão.

Baixar arquivo
Política

TSE define ordem das propagandas eleitorais no rádio e na televisão

Horário eleitoral começa dia 26 de agosto. Quatro candidatos à presidência da República não foram incluídos no sorteio pelo TSE porque não atingiram a cláusula de barreira.

Baixar arquivo