Mais de 1 milhão de contribuintes devem receber a restituição do imposto de renda até o final deste mês. É que a Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (22), a consulta ao quinto lote de restituição O valor total do crédito é de quase R$ 2 bilhões.
O dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte no ato da declaração até o dia 30 de setembro. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, o dinheiro ficará disponível para resgate, por até um ano, no Banco do Brasil. Se não for resgatado, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Para saber se a restituição está disponível, o cidadão deve acessar a página da Receita na internet em gov.br/receitafederal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no link "Consultar a Restituição". A página tem todas as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo além da consulta da restituição, verificar, também, se há pendência na declaração.
Esse é o último lote regular das declarações que não apresentaram inconsistência. Quem não foi contemplado em nenhum lote e tem restituição a receber deve ter caído na malha fina. A orientação é que o cidadão verifique os motivos das inconsistências e faça os ajustes necessários.