Pix completa dois anos com mais de 138 milhões de usuários

Publicado em 16/11/2022 - 07:42 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Pix completa, nesta quarta-feira (16), dois anos de funcionamento. Segundo dados do Banco Central, mais de 138 milhões de usuários têm cadastros ativos nessa modalidade de pagamento instantâneo. 

Desde que começou a funcionar, o Pix já movimentou mais de R$ 13 trilhões e se tornou a forma de pagamento preferida dos brasileiros.

Para o economista William Baghdassarian, o auxílio emergencial fornecido no auge da pandemia de covid-19 foi fundamental para a adoção do sistema de pagamento pela população.  

“Esse movimento teve um impulso muito forte por um choque exógeno, que foi o auxílio emergencial de 2020. Mas o fato é que o Pix acabou encontrando (nesse choque exógeno) uma forma de acelerar muito esse processo de bancarização e tornar os meios de pagamentos muito mais fáceis para a população, principalmente de baixa renda". 

Apesar do sucesso do Pix, os golpes usando esse meio de pagamento cresceram. Nos seis primeiros meses de 2022, o Banco Central registrou 739.145 crimes relacionados ao Pix - um aumento de 2.818% em relação ao mesmo período do ano passado.

*com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo