logo Radioagência Nacional
Economia

Fabricação de motocicletas no país cresce 21% no trimestre

Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
17/04/2023 - 15:11
Brasília

O setor de motocicletas está acelerando seu ritmo de crescimento. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), foram fabricadas mais de 397 mil unidades de janeiro a março, o que representa uma alta de 21% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o melhor resultado para os três primeiros meses do ano desde 2014. 

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, depois de três anos as fabricantes têm conseguido operar normalmente, sem interrupções nas linhas de produção. Até o final do ano devem ser produzidas mais de 1,5 milhão de unidades - um crescimento de quase 10% em relação a 2022. Esse aumento da produção parece puxado pela demanda.  

Luiz Eduardo é vendedor em uma concessionária que comercializa 800 unidades em Manaus, e que justamente no mês passado teve recorde de vendas. Ele avalia que muitos fatores têm ajudado nesse aumento da procura. Os principais são: o menor consumo de combustível das motos e o menor tempo de deslocamento no trânsito. Na loja em que Luiz trabalha, na capital do Amazonas, tem fila de espera para comprar. 

"Modelos que são para o dia a dia são os mais procurados. Estes modelos de alta cilindrada, não é tanto. Então a gente pode sim no estoque, à pronta entrega. Mas estes modelos de entrada, de 150 a 250 (cilindradas) são os modelos mais procurados. Então, infelizmente, a fábrica não consegue atender".

Os estados da região Norte, onde Luiz Eduardo trabalha, por exemplo, foram os que mais registraram crescimento de vendas no primeiro trimestre. Em todo o país, foram emplacadas 357 mil motos, 30% a mais que em relação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, os estados do Sudeste lideram as vendas, com mais de um terço do mercado. 

Em relação às exportações, o país vendeu cerca de dez mil motocicletas nos três primeiros meses, um volume quase 3% menor que o registrado no mesmo período de 2022. Mesmo assim, a estimativa da Abraciclo é que as exportações cresçam, junto com a produção total e cheguem a quase 60 mil unidades, ultrapassando o volume do ano passado. 

A fabricação nacional de motocicletas e bicicletas está quase toda concentrada no Pólo Industrial de Manaus, uma das sete maiores do mundo nesses setores. 

x