Pelo menos quatro Procons notificam Netflix por cobrança extra

Publicado em 29/05/2023 - 16:16 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois que a plataforma de filmes Netflix anunciou a cobrança extra para quem compartilha a senha, pelo menos quatro Procons já notificaram a empresa, que tem sede na Califórnia, nos Estados Unidos. 

Depois de receberem inúmeras reclamações, os Procons do Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e de São Paulo pediram esclarecimentos à empresa. 

Na semana passada, a Netflix emitiu um comunicado aos consumidores, avisando que vai cobrar um valor extra de R$ 12,90, para adicionar um membro à conta ou transferir um perfil para uma nova assinatura paga. 

O Procon de São Paulo quer saber da empresa se ela está adotando um novo critério de cobrança e como ele funciona, para analisar se há violações do Código de Defesa do Consumidor. 

Segundo o órgão paulista, é importante que qualquer informação sobre essa nova cobrança, que seja vista como irregular, seja registrada no site do Procon do estado em que mora. O Procon do Rio Grande do Sul também pediu explicações à plataforma de filmes online, alegando que a ferramenta não é TV a cabo, o que significa que não precisa ser usada em endereço fixo. 

Até porque, como é um aplicativo, pode ser acessado por celulares e tablets, em qualquer lugar. O Procon gaúcho também questionou a Netflix sobre os usuários que têm mais de um endereço ou que fazem viagens longas. Outro ponto questionado diz respeito ao conceito de família, já que os membros podem ou não morar no mesmo endereço. 

O Procon do Rio Grande do Sul explica que essa notificação é um primeiro passo para um processo administrativo. Se for confirmada a irregularidade na cobrança da Netflix, a empresa pode ser multada e sofrer punições administrativas. 

Até o fechamento desta matéria, a nossa reportagem não conseguiu contato com a Netflix. 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo