Volume de serviços avança 0,9% em março, aponta IBGE

Publicado em 16/05/2023 - 16:35 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume de serviços no Brasil avançou 0,9% em março deste ano, na comparação com o mês anterior. O acumulado do ano foi de 5,8%. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo IBGE.  

De acordo com o instituto, os números foram impulsionados principalmente pelo setor de transportes, com alta de 3,6% e o de serviços profissionais, administrativos e complementares, 2,6%. O outro avanço do mês veio do setor de serviços de informação e comunicação, com 0,2%, e um crescimento de 2,5% nos três primeiros meses do ano, recuperando parte da perda acumulada de 2,3% nos últimos dois meses de 2022. O índice de atividades turísticas também teve variação positiva, de 0,1%.  

Em relação aos estados, em março o volume de serviços cresceu em 24 das 27 Unidades da Federação, na comparação com fevereiro. Os avanços mais significativos foram registrados em São Paulo, com alta de 1,8%, Rio de Janeiro, com 2,8% e Minas Gerais, com 3,2%. 

Já as influências negativas do mês vieram de serviços prestados às famílias, com queda de 1,7% e os outros serviços, com 0,6%.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo