A proposta de reforma tributária em votação na Câmara dos Deputados pode gerar impacto de 2,39% no crescimento do PIB no país, até 2032, na comparação com um cenário sem nenhuma reforma.
É o que conclui estudo realizado pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgado nesta quinta-feira (6).
O resultado leva em consideração a última versão do substitutivo à PEC 45/2019 em tramitação no Congresso. A proposta original, de menor alíquota, geraria maior crescimento econômico, segundo o estudo, porém com ganhos e perdas regionais/setoriais consideráveis. Já as simulações dos efeitos do Substitutivo, que apresenta a maior alíquota, teria impacto com crescimento econômico sustentável, como explica o autor do estudo, o pesquisador do IPEA, João Maria de Oliveira.
Ainda segundo o pesquisador do IPEA, o resultado que a Reforma pode gerar na economia brasileira se deve não apenas à simplificação, mas principalmente ao reequilíbrio no pagamento dos tributos.
A análise destaca também o impacto positivo no mundo do trabalho. A mudança nos tributos pode trazer ganhos reais na produtividade, pois vai estimular o aumento da oferta de emprego.
![Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Inscrição, Fies, educação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 15/01/2025 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nova versão da PEC da Segurança Pública no Ministério da Justiça. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 20/09/2024 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad em palestra na USP. sobre](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)