Haddad sobre desoneração: "não posso impor um ritmo ao Congresso"

Ministro da Fazenda enviou proposta de desoneração da folha em 31/08

Publicado em 09/12/2023 - 15:17 Por Priscila Mazennoti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há pouco mais de dez dias para o início do recesso do Congresso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não pode impor um ritmo de votações aos parlamentares, mas que está confiante na análise das medidas econômicas na Câmara e no Senado.

Ao chegar na Conferência do PT, neste sábado, em Brasília, Haddad ainda garantiu que até o fim do ano vai apresentar uma alternativa à proposta de desoneração da folha de pagamentos, que vence agora dia 31.

A prorrogação da desoneração foi vetada pelo presidente Lula e o veto pode ser derrubado em sessão do Congresso marcada para esta quinta-feira.

Entre as medidas que pretendem aumentar a arrecadação do governo no ano que vem e que aguardam análise estão a das Bets, que regulamenta as apostas esportivas e que, segundo o relator, o senador Ângelo Coronel, pode aumentar a arrecadação em até 10 bilhões por ano  e a da subvenção do ICMS, que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos dessas subvenções, e que pode ampliar a receita em 35 bilhões no ano que vem.

Mas, deputados e senadores ainda têm de votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, além da Reforma Tributária, que aguarda votação na Câmara.
 

Edição: Roberta Lopes / LP

Últimas notícias
Política

Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Segundo Vieira, uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante. E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova restrição de saída temporária de presos condenados

A proposta mantém benefício apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior. A matéria ganhou prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após a morte de um policial, em janeiro, por um preso que estava em saída temporária em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Internacional

Príncipe William manifesta preocupação com mortes na Palestina

O herdeiro do trono inglês defendeu ser fundamental que a ajuda humanitária chegue aos que estão em Gaza e que os reféns sejam libertados. William vai visitar uma sinagoga na semana que vem para tratar do aumento do antissemitismo. 

Baixar arquivo
Economia

Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

As declarações do presidente da Petrobras acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Baixar arquivo
Política

Embaixador nega que crise diplomática possa prejudicar agenda do G20

Reunião de chanceleres do G20 está marcada para acontecer nesta semana no Rio de Janeiro. Eles vão tratar da conjuntura internacional e da reforma da governança global. 

Baixar arquivo
Justiça

Dias Toffoli exclui conversas de inquérito sobre agressão a Moraes

As conversas em questão eram entre Roberto Mantovani Filho, um dos acusados de agredir o ministro Alexandre de Moraes em um aeroporto na Itália, e seu advogado. Para Toffoli, as comunicações entre advogado e cliente fazem parte do direito de defesa e são invioláveis

Baixar arquivo