Consumo dos brasileiros cresce 3,09% em 2023

Publicado em 29/02/2024 - 15:43 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O consumo das famílias brasileiras, em janeiro deste ano, aumentou 1,21% na comparação com o mesmo mês de 2023. E o crescimento das vendas nos supermercados em todo o ano passado foi superior a 3%, o que surpreendeu positivamente o setor, que projetava alta de 2,5%, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan. 

"Foi um consumo bastante positivo. E a gente registrou um crescimento de 3,09% no ano. Bem acima das projeções que nós fizemos de 2,5%", comemora Milan. 

O dirigente aponta alguns fatores do cenário econômico que ajudaram no consumo das famílias em janeiro: "Pagamento R$ 14,48 bilhões de Bolsa Família. Cerca de um bilhão a mais no mesmo período do ano anterior. Tivemos um reajuste de 6,97% no salário mínimo, o que representa um aumento de R$ 92,00", lembra o dirigente. 

Márcio Milan ressalta ainda a queda nos índices de desemprego, o que também refletiu no aumento do consumo da população no primeiro mês deste ano.

A Abras prevê que o consumo das famílias tem espaço para crescer ainda mais a partir da reforma tributária, que pode trazer redução de impostos sobre alguns produtos considerados básicos pelo setor de supermercados.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo